Uma festa tradicional da cidade de Boquim realizada há 43 anos em datas móveis durante quatro dias. Conta com uma estrutura técnica, onde se busca alternativas para o desenvolvimento da citricultura, e com a parte cultural e recreativa: torneios de futebol e shows artísticos com bandas de renome nacional.
Conhecida nacionalmente, a Festa da Laranja faz parte do calendário cultural da nossa terra, atraindo pessoas vindas de todo o Estado.
A Festa da Laranja foi criada no ano de 1956, em Boquim, por jovens estudantes que tomando conhecimento, através dos jornais da Festa da Uva, no Rio Grande do Sul, tiveram a idéia de projetar o município, através de um empreendimento que divulgasse a laranja � nova cultura da terra. Dentre esses destacam-se Rinaldo Costa e Silva, Jadson Barbosa e Fernando Matos, que com a festa da laranja viabilizaram assim a divulgação de Boquim por diversas partes de Sergipe e outros Estados.
A festa era realizada no clube da cidade, que fora ampliado com cobertura de palhas de coqueiro. Era eleita uma Rainha da Laranja e as comemorações decorriam com missa, baile e desfiles. Toda a comunidade, sensível ao novo evento, se mobilizava decorando suas casas com folhas e frutos da laranjeira.
Nos seus primeiros anos era realizada conjuntamente com a Festa de Senhora Santana, padroeira de Boquim.
De 1956 a 1961 aconteceu ininterruptamente, tendo uma pausa nos anos de 1962 a 1972. Mas em 1973 o então prefeito Horácio Fontes, com apoio da Sudap, Ancarse, Ascise e da sociedade boquinense, reativou a Festa da Laranja com nova dimensão, passando a realizar-se de forma contínua anualmente, com exerção nos anos de 1999 e 2004 , tornando-se uma festa tradicional para os boquinenses e conhecida nacionalmente.
Atualmente esta festa ganhou abrangência discutindo-se e buscando soluções técnicas relativas ao cultivo, ao consumo, à profissionalização e comercialização da laranja, além do social e lazer.
O perfume dos laranjais inala a alma dos boquinenses que também empolgados com a perspectiva de bons lucros, com a nova cultura, fez com que Boquim passasse a ser conhecida como a �terra da laranja".
|