Aumentar a segurança alimentar das famílias dos produtores rurais e gerar excedente, permitindo assim a comercialização de produtos orgânicos são as intenções do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – o Pais, que chegou em Boquim na manhã da terça-feira, 27 de setembro, beneficiando 19 produtores rurais. “Vocês estão agregando valor à produção, aumentando a qualidade de vida e a receita da família.
Se vocês aproveitarem, com dedicação, com esforço e seriedade, com certeza os frutos logo chegarão.
Desejamos que Boquim seja modelo de competência com o Pais, assim como somos com o Conab, adquirindo sempre mais credibilidade”, afirma o prefeito Pedro Barbosa.
Todos os 19 produtores boquinenses foram beneficiados com o kit do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - Pais. Ou seja, receberam caixa d´água de 5 mil litros, kit de irrigação, carrinho de mão, mudas de plantas frutíferas e sementes hortaliças, 10 galinhas e um
galo e outras ferramentas necessárias à implantação do Pais. “A Fundação Banco do Brasil financia a aquisição dos kits do sistema e o Sebrae entra com a consultoria, acompanhando a gestão do projeto”, conta a gestora do Pais Adriana Cunha Vaz.
Além de receber os kits, os produtores passaram por dois dias de capacitação. Momento em que foi implantado, em regime de mutirão, o primeiro kit no Sítio da Ong Vida Nova, no povoado São José, em Pedrinhas. “Este é um momento em que todos participam para aprenderem a instalar o próprio sistema e também ensinar aos vizinhos”, diz o secretário municipal de agricultura Jadson Costa.
De forma demonstrativa, o Sítio Vida Nova recebeu galinheiro, canteiros circulares, passarela para as galinhas, piquetes, viveiro de mudas e quintal agroecológico. “O Pais é um sistema lindo e harmonioso. Está sendo a realização de um sonho, que é fazer que o sítio seja um modelo demonstrativo, permitindo fugir da monocultura da laranja”, ressalta o proprietário do Vida Nova Clóves Trindade.
A tecnologia social do sistema Pais serve especialmente para mudança no modelo de produção tradicional. “Um dos resultados que temos observado é que ele é muito eficiente para mudar o modelo tecnológico de produção, trazendo essa mudança de mentalidade, voltada para a produção agroecológica”, salienta o consultor em Agroecologia da Emdagro, Clélio Vila Nova.
Uma das etapas importantes do sistema está a implantação adequada do sistema de irrigação. “O projeto traz muitos benefícios. A gente aprende a
trabalhar melhor, ajuda na parte econômica. Eu estava fazendo de forma mais complicada, pela falta de água. Com este projeto, vou ganhar 6 horas por dia porque com a bomba de água instalada meu trabalho será facilitado. O tempo que sobra já dá para ir fazendo outras coisas”, garante o pequeno produtor de Miguel dos José Renato de Jesus Souza, 52 anos.
De forma rústica, simples e criativa, o Pais mostrou-se inspirador para todos os participantes da capacitação. E como profetizou o coral do projeto Semeando Vidas, desenvolvido pela Ong Vida Nova durante a abertura da parte prática da capacitação voltada à implantação do sistema, Boquim pode se tornar modelo de saúde alimentar, investindo na produção de orgânicos.
“Se você começar, outros vão te acompanhar...”, cantou singelamente o coral.
galo e outras ferramentas necessárias à implantação do Pais. “A Fundação Banco do Brasil financia a aquisição dos kits do sistema e o Sebrae entra com a consultoria, acompanhando a gestão do projeto”, conta a gestora do Pais Adriana Cunha Vaz.
Fonte: Prefeitura Boquim