O padre José Fernando Ávila foi condecorado neste último domingo, 2/10, com o Título de Cidadão Aracajuano. De autoria do vereador Bertulino Menezes (PSB), a honraria foi concedida devido aos relevantes serviços prestados pelo homenageado na Paróquia ao qual atua, a Igreja de Santa Terezinha, situada no povoado Robalo. A Sessão Solene aconteceu em frente à paróquia, logo após a caminhada de Santa Terezinha e missa. Além de Bertulino Menezes, o vereador Emanoel Messias (PRB) também prestigiou a Sessão Solene.
De acordo com Bertulino, a homenagem é justa porque o condecorado tem a vida dedicada à causa cristã. “Ter um padre em nossa comunidade é uma dádiva de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor, alegria e reconhecimento. Ele tem uma vida dedicada ao próximo e tem desenvolvido ações que merecem o nosso aplauso e reconhecimento”, considerou.
Para o parlamentar, ser padre não é uma tarefa fácil. “É preciso vocação, força e muita fé. E isto padre Fernando vem demonstrando ter. Sua vida é um exemplo de dedicação ao trabalho e à vida religiosa, sempre pronto ao atendimento dos mais carentes”, avaliou.
Em seu discurso, padre José Fernando disse que o título representa o carinho e reconhecimento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pela missão ao qual assumiu. “Deus foi articulador neste processo. Ele em sua divindade canalizou este título. Além de ser irmão em cristo dos aracajuanos, agora, também sou por direito”, falou.
Trajetória
Padre José Fernandes nasceu em Pedrinhas, Sergipe, em 25 de novembro em 1954, é filho de josafá Carvalho Soares e Maria Carvalho Soares. Iniciou os estudos na terra natal e depois seguiu para Aracaju, onde iniciou o curso ginasial no Colégio Arquidiocesano, perpassando por Recife e Maceió para completar os estudos. Em 1974 entrou para o seminário de Pesqueira na arquidiocese de Recife, após sua ordenação sacerdotal foi estudar em Roma e morou por 5 anos, onde fez mestrado em Espiritualidade além do curso de doutorado em Filosofia e Geologia.
Ele já publicou o livro “A vivência do Divino na tradição de seu povo’. Em Sergipe exerceu atividade sacerdotal em paróquias de Indiaroba, Estância e Boquim. Em 1999 regressou a Aracaju e desde 2009 dedica-se a paróquia de Santa Terezinha, no povoado de Robalo. Ele também é cantor e compositor e já gravou CD e DVD.