A Caixa anunciou nessa quinta-feira (5/7) o início dos testes para oferecer a clientes um assistente pessoal por voz do mercado bancário, desenvolvido pelo banco em parceria com o Google.
A versão inicial, disponível no dispositivo Google Assistente para os celulares Android e iOS, traz serviços como resultados de todas as modalidades das Loterias, sempre com informações do sorteio mais recente, além da busca por sorteios anteriores.
Ainda, serão oferecidas outras informações públicas, como o calendário de pagamentos do PIS e taxas de câmbio, por exemplo. O objetivo, segundo a Caixa, é que, após as fases de testes, os clientes possam usufruir de serviços mais exclusivos no assistente de voz, como solicitação de fatura para pagamento do cartão de crédito, confirmação de saldo e até a realização de pagamentos.
José Eirado, O vice-presidente de Tecnologia da Caixa, explica que o projeto integra os tradicionais serviços do banco a novos modelos de negócio. “Tudo isso em concordância com o que o mercado vem fazendo, permitindo que a CAIXA se posicione no mercado como instituição moderna e inovadora”, destaca.
Como funciona
A inicialização do serviço começa com a frase “Ok Google”. Após essa inicialização, os usuários podem chamar a Caixa pela frase: “falar com assistente Caixa”. A partir daí, as perguntas podem ser realizadas em linguagem natural e serão progressivamente aprimoradas pela inteligência cognitiva da plataforma.