Apresentação da Cidade
Boquim ficou conhecida como um dos maiores produtores de laranja do Brasil. Tudo começou em 1920 quando chegaram mudas de laranjeiras “baía”. Naquela época predominava na região o plantio do algodão e a criação de gado. A tímida cultura da laranja começou a ser feita consorciada com o coqueiro.
Em 1966, a laranja dava a Boquim a liderança da cultura no Nordeste.
Por causa da laranja, outros 13 municípios sergipanos passaram a produzir os frutos. O resultado é que o Estado passou a ser um dos maiores produtores brasileiros.
HISTÓRICO
Lamentavelmente os primeiros registros da história do município de Boquim, datam somente do início do século XIX. Antes disso, porém, são poucas e não confiáveis as informações sobre o surgimento do que viria a ser Boquim
Historiadores contam que o município apareceu a partir do Povoado Lagoa Vermelha, que ficava dentro dos limites da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto. Esse povoamento estaria situado à margem do Rio Piauí, cerca de dez quilômetros de onde fica atualmente a cidade de Boquim. O lago era formado por águas avermelhadas por causa da qualidade do solo, que tinha a cor vermelha. Daí o seu nome.
Era um simples arraial. Basicamente formado por sítios que por sua vez atraíam “colonos” agregados. Antes de conquistar o posto de freguesia, a Lagoa Vermelha teve instalada uma subdelegacia e um Distrito de Paz. Em março de 1835 foi criada uma escola para as primeiras letras destinadas apenas às crianças de sexo masculino.
Instalada a nova vila, Antônio Araújo doou parte de suas terras para a construção da nova igreja da poderosa Nossa Senhora Santana. As terras de Boquim pareciam muito mais férteis do que as da Lagoa Vermelha.
O novo local da vila era cortado por excelentes fontes minerais de água cristalina e doce. Tudo estava preparado para o progresso de Boquim que viria muito rápido.
O município consegue em 1913 ser contemplado pelo plano de ligação ferroviária dos Estados de Sergipe e Bahia. Em Boquim as linhas férreas cortaram a cidade e uma estação foi construída. Além de passageiros, a ferrovia levava e trazia riquezas. O resultado foi um gigantesco desenvolvimento do comércio e um grande estímulo à produção agrícola.
Boquim sempre teve a agricultura como sua principal base econômica, chegando a ser um dos maiores produtores de fumo e de frutas do país. O município chegou a ter um parque industrial com 63 grandes fábricas, desde descaroçadoras de algodão até uma potente sapataria. O comércio de Boquim foi um dos mais importantes. Suas mais de 50 grandes lojas faziam transações comerciais com São Paulo, Rio de Janeiro (que era a capital federal), Salvador e Aracaju.
Hermes Fontes: O príncipe dos poetas
Hermes Fontes, um dos maiores intelectuais sergipanos e brasileiros, nasceu em 28 de agosto de 1888 na então Vila Boquim. Escreveu vários livros, sendo citado como um dos melhores poetas brasileiros de sua época. Hermes Fontes morreu no dia 25 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. A principal praça de Boquim recebe o seu nome.
Texto retirado do livro em que o poeta faz uma homenagem "A Fonte da Mata"
Em 1956, Boquim deu início à tradicional Festa da Laranja.
|- Fonte e Pesquisa: Biblioteca Municipal, Enciclopédia dos Municípios e Deris Araujo
|